22 de ago. de 2012

Pintura digital - Supergirl

Minha versão da Supergirl.

A seguir mostrarei o processo de criação da minha versão da Supergirl, desenhada a mão, redesenhada no Illustrator e pintada no Photoshop. No que diz respeito ao processo de pintura eu costumo começar pela volumetria em preto e branco para primeiramente me preocupar com os volumes e só então partir para as cores, claro que mesmo para mim isso não é uma regra pois dependendo do caso já parto pra aplicação de cor desde o estágio zero da arte.

Conceito e rafes iniciais.

Eis aqui os primeiros rascunhos para se obter uma ideia geral da personagem sem preocupações com beleza ou detalhes gerais. 1. estudo da fisionomia e partes da vestimenta. 2. proporção geral da personagem em três quartos. 3. vista frontal da ideia geral de volume do corpo.

Aqui a ideia já com um conceito formado. 1. Concept de possivel pose dramática. 2. esboço da pose escolhida onde se preferiu mostrar todo o corpo dela. 3. scketch final para arte finalização.




Referências.
De referência pesquisei muitas imagens já feitas da Supergirl que dispensam que poste aqui embora não tenha visto nenhuma onde ela estivesse ruiva.

Para o rosto me inspirei na personagem Donna da série "That 70's Show" (não me recordo do nome dela agora) embora não tenha ficado parecida  rs.

Essas são as principais referências utilizadas na vestimenta dela uma vez que não optei por desenha-la com seu uniforme de super heroina.



Cores.

Lineart final feita no illustrator pronta para ser pintada no Photoshop. Neste momento aplico as cores para ver a harmonia geral delas em conjunto embora os tons variem bastante do original no resultado final, dessa forma também facilito selecionar partes da arte através das cores.



Volumes

Fase de volumetria em preto e branco no photoshop.

Volumes do desenho feitos gradativamente.

Preparando a arte com volumetria para a aplicação das cores.

Pintura Digital

Etapa final da arte.
Primeiros passos na aplicação de cores, de inicio se fica um pouco "preso' ao cinza inicial da arte por isso geralmente a aplicação é feita gradativamente para se obter tons naturais e harmoniosos.

Dando continuidade ao processo de colorização, agora se focando nos detalhes, rosto, cabelo e aplicação de um fundo condizente com a personagem.

Supergirl
Resultado final da pintura digital com uma pequena alteração nos tons e eixo dela.








3 comentários:

  1. Cara, super interessante isso, belo trabalho. Como é que você transforma esses tons de cinza em cores?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário André.

    No caso eu pinto em PB e pra aplicar as cores eu utilizo uma layer de HUE SATURATION com o COLORIZE ativado, mas só dá pra chegar num resultado legal se os elementos estiverem separados por camadas (cabelo, jaqueta, camiseta...).

    ResponderExcluir